Quando se fala em trabalho Home Office logo fica a dúvida: como garantir a produtividade do time com o trabalho remoto?
Apesar de parecer simples na teoria, muitas pessoas não estão preparadas para superar alguns dos desafios que essa modalidade de trabalho impõe, principalmente quando se trata de separar a vida pessoal da vida profissional no escritório em casa.
Nessas horas, todos os detalhes fazem a diferença e, para obter resultados positivos e evitar a queda da produtividade, é necessário ter muito empenho para não se distrair e não perder o foco em sua rotina.
Confira 7 dicas para garantir a produtividade do seu time mesmo à distância:
1. Tenha um espaço em casa para ser seu escritório
Esse lugar é muito importante para contribuir com a tranquilidade, foco e concentração nas atividades que você precisa desenvolver.
Esse cantinho especial deve quebrar a sua conexão com outras partes de casa que te remetem a descanso ou diversão.
2. Faça um bom planejamento semanal
Reúna-se com o time para planejar as ações da semana. Esse momento é riquíssimo para alinhar as expectativas da liderança em relação às entregas da equipe e muito importante para o desdobramento de meta semanal para que as ações sejam norteadas no objetivo principal, o atingimento de meta.
Ao final dessa reunião, é importante que o time saia bem orientado, com as dúvidas sanadas e comprometido com o que ficou definido.
3. Não esqueça das reuniões diárias
O contato no início do dia faze toda a diferença. Esse é o momento de responder o que vai ser priorizado no dia e expor se terá algum obstáculo que esteja impedindo a pessoa ou a equipe de alcançar a meta.
Esse momento deve ser bem objetivo e direcionado para impulsionar o time à ação mais rápida, além de possibilitar um acompanhamento mais próximos das atividades, evitando surpresas no meio do caminho.
4. Não interrompa seu trabalho para afazeres domésticos
A interrupção é, sem dúvidas, a grande vilã que derruba produtividade. Ela atrapalha a linha de raciocínio que é fundamental para a sua entrega.
Converse com as outras pessoas da sua casa e deixe claro que está trabalhando. Caso more sozinho, separe um tempo para realizar as tarefas domésticas para que não misture as atividades e assim consiga obter os resultados esperados.
5. Utilize ferramentas adequadas
É importante que seu computador comporte todas as ferramentas necessárias para o seu trabalho ser bem executado.
Além de uma boa internet, existem serviços em nuvem e várias ferramentas que podem ajudar equipes e profissionais de qualquer empresa a gerenciar o trabalho e manter a produtividade.
6. Use a comunicação a seu favor
Comunique-se bem com o seu time e com as pessoas que você precisa interagir para uma boa execução do seu trabalho.
Outro vilão do trabalho remoto é a comunicação, elemento primordial para uma boa gestão de equipes. Porém, com as ferramentas que temos à nossa disposição, podemos perfeitamente vencer esse desafio.
7. Faça uma boa gestão de tempo
Para se obter uma gestão de tempo efetiva, é primordial o controle das atividades com prazos bem estipulados e definidos.
Há diversas ferramentas que podem te auxiliar nesse processo, que vão desde controle de quais atividades devem ser realizadas e quanto tempo ela levará até o controle de tempo que os seus colaboradores levam em cada atividade.
Assim, o trabalho passa a ser mais bem controlado e direcionado.